data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Os técnicos em enfermagem Jorge Leal (à esquerda) e Gilson Nei Gloria (à direita) chegaram às 18h
A sexta-feira será de vacinação para os profissionais liberais da saúde em Santa Maria. Mesmo com chuva, a aplicação seguirá normalmente na Praça Saldanha Marinho, com 700 doses disponíveis, entre 8h e meio-dia. E também apesar do mau tempo, a fila já começava no início da noite desta quinta-feira.
Com mais cinco óbitos, total de mortes por Covid-19 chega a 267 em Santa Maria
Os primeiros a chegar foram dois técnicos de enfermagem. Jorge Leal, 60 anos, e Gilson Nei Gloria, 75. Eles estavam desde as 18h na tenda montada ao lado da agência do Banrisul.
Os dois não foram na primeira aplicação porque era necessário o nível superior de graduação. Agora, a dupla quis garantir o lugar na fila com antecedência. Leal espera passar a madrugada e a manhã sem nenhum "lanchinho".
- Eu trouxe água e uns livrinhos, mas está escuro e não vou conseguir ler. Não deu para passar no mercado, fiquei com medo de perder o lugar - contou.
Entre as leituras, ele levou consigo livros sobre a 2ª Guerra Mundial e do escritor italiano Primo Levii.
Ainda pela noite, havia quem chegasse no Centro e pedisse por informações sobre a vacinação, mas sem ficar na fila. Na última terça-feira, a prefeitura já havia reiterado que não há necessidade de madrugar para a imunização.
Prefeitura protocola projeto que autoriza compra de vacinas
VACINAÇÃO
- Onde - Praça Saldanha Marinho
- Quando - A partir das 8h
QUEM PODE SE VACINAR - NÍVEL TÉCNICO
- Profissionais de estabelecimentos de saúde com atividade assistencial direta e presencial e com nível técnico:
- Técnicos de enfermagem
- Técnicos em radiologia
- Técnicos em higiene dental
- Auxiliar de consultório dentário
- Técnico em cuidador de idosos
- Instrumentador cirúrgico
Como comprovar
Para receber a vacina, devem ser apresentadas cópias do certificado de conclusão do curso técnico e de um documento que comprove o exercício profissional (carteira de trabalho ou autodeclaração, ou atestado preenchido pelo empregador, ou contrato de trabalho, ou cadastro ativo, ou alvará de funcionamento/localização)
QUEM PODE SE VACINAR - NÍVEL SUPERIOR
- Profissionais liberais ou de estabelecimentos de saúde com atividade assistencial direta e presencial e com nível superior:
- Médicos, biomédicos
- Médicos veterinários
- Enfermeiros
- Fisioterapeutas
- Farmacêuticos
- Fonoaudiólogos
- Nutricionistas
- Odontólogos
- Psicólogos
- Profissionais de educação física
- Assistentes sociais
- Terapeutas ocupacionais
Como comprovar
Para receber a vacina, devem ser apresentados a carteira de habilitação profissional e um documento que comprove o exercício profissional (carteira de trabalho, ou declaração, ou atestado preenchido pelo empregador, ou contrato de trabalho, ou cadastro ativo, ou alvará de funcionamento/localização)